Oportunidade de Bolsas para Desenvolvimento de Material Didático

[06 de novembro de 2023]

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO

PARA ATUAR EM DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO

A Comissão de Graduação, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, torna público o presente Edital visando a seleção de candidatas(os) em nível de graduação para concessão de 03 (três) bolsas de desenvolvimento de material didático no âmbito do Projeto "GeoTela: estudando o mundo como ele realmente é", apoiado com recursos financeiros provenientes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

1. Projeto

O projeto GeoTela busca revolucionar o ensino em Ciências da Terra e do Universo. Ele aborda a distorção causada pelas projeções tradicionais ao representar o mundo e oferece uma solução inovadora com uma infraestrutura que inclui projeção esférica multitouch e software personalizado. A GeoTela proporciona uma visualização autêntica do sistema terrestre e celeste, acelerando o aprendizado e desafiando os alunos a expandir sua compreensão da forma real da Terra. Além disso, o projeto incorpora atividades práticas em disciplinas tradicionais, motiva os alunos com técnicas modernas de ensino e estimula o pensamento crítico. O objetivo principal é a criação de um catálogo de conteúdo comum entre disciplinas introdutórias do IAG. Esse conteúdo trará uma compreensão aprimorada da geometria esférica, uma visão mais profunda da forma real da Terra, a integração de atividades práticas e maior motivação dos alunos, capacitando-os a enfrentar os desafios do mercado de trabalho com confiança e inovação. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas neste link: 4.1 - Apresentação em Powerpoint da proposta - GeoTela. Esse projeto é coordenado pela Profa. Dra. Rachel Ifanger Albrecht.

2. Bolsa

Cada bolsa terá duração de 12 (dez) meses com carga horária de 10 horas semanais, no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais a serem pagos com recursos do orçamento do IAG. Caso o(a) bolsista não cumpra 40 horas mensais, o valor depositado será proporcional à carga horária reportada por meio do boletim de frequência, que deverá ser apresentado em até 2 dias úteis após o fechamento do mês validado pela coordenação do projeto.

A data de início das atividades será combinada com os bolsistas selecionados, não podendo ultrapassar o prazo de 01 de dezembro de 2023.

3. Atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas

As atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas consiste em desenvolver conteúdo comum e básico para as disciplinas introdutórias interdepartamentais, dos três cursos do IAG (Meteorologia, Geofísica, Astronomia) do curso de Licenciatura em Geociências do IGc:

Os bolsistas deverão criar um catálogo de conteúdo para a GeoTela que aborda os seguintes conceitos:

Os conteúdos serão abordados com animações de mapas e informações sobre os locais, usando o software ApplicationBuilder da Pufferfish, já adquirido. Como esse software, a interatividade é criada a partir da inserção de um mapa base e, sobre ele, hotspots, menus e/ou filtros clicáveis que mudam o conteúdo para outras camadas, imagens, vídeos, ou texto. Os alunos bolsistas do projeto serão responsáveis por gerar um roteiro interativo para os conteúdos acima, criar ou coletar as imagens e informações de cada tópico.

4. Requisitos do bolsista

A(o) bolsista deverá atender aos seguintes requisitos:

5. Inscrição

O período de inscrição será de 06 a 10 de novembro de 2023.

Para se inscrever, as(os) candidatas(os) deverão enviar a documentação abaixo relacionada, em formato PDF, por este formulário: https://forms.gle/SN2hXqzSnQm3C95i8. Os documentos necessários para inscrição são:

6. Seleção

O processo de seleção será realizado sob a responsabilidade da coordenação do projeto, e consistirá de avaliação curricular.

7. Resultado

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site deste Instituto (https://www.iag.usp.br), no site do Laboratório de Física das Nuvens (LabNuvens - http://labnuvens.iag.usp.br, aba "Oportunidades") e por e-mail aos candidatos inscritos, até o dia 17 de novembro de 2023. Será confeccionada uma lista de espera para possíveis substituições.

Para mais informações, entre em contato com a Profa. Rachel Albrecht (rachel.albrecht@iag.usp.br).