O LabNuvens é dedicado ao estudo da física do desenvolvimento de nuvens e tempestades, utilizando sensoriamento remoto (radar, satélite e sistemas de detecção de raios) e medidas in-situ das propriedades microfísicas, além de modelagem numérica.


Nossa pesquisa tem como objetivo compreender as características dinâmicas, microfísicas e elétricas de células convectivas isoladas e como elas evoluem para tempestades severas e sistemas convectivos mais complexos e organizados.


Temos dois principais objetivos: aprimorar o conhecimento básico da física das nuvens e aplicá-lo na previsão imediata de tempo severo, como granizo, ventos fortes e destrutivos, microexplosões e tornados.


Como parte do conhecimento básico, também investigamos o impacto das concentrações crescentes de partículas de aerossol antropogênicas, como poluição urbana, queimadas e mudanças no uso do solo, na quantidade, distribuição espacial e temporal das nuvens e da precipitação.


Nosso maior objetivo é avaliar e quantificar as complexas interações entre variáveis meteorológicas, aerossóis, microfísica e dinâmica das nuvens diante das mudanças climáticas. Trabalhamos em colaboração com diversos grupos de pesquisa do Brasil e do exterior no sítio experimental de pesquisa ATTO (Amazon Tall Tower Observatory), onde operamos vários instrumentos no coração da floresta Amazônica.

Localização

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Universidade de São Paulo

Rua do Matão,  1226, Sala P225

Cidade Universitária, São Paulo - SP, Brasil

CEP: 05508-090

Telefone: +55 (11) 3091 4738